Projeto - Maurício e os Imaginários

 

Idealizado por Maurício Rech e sua esposa Carolina Leães Rech, este projeto transmídia foi desenvolvido para Educação e Entretenimento Infantil,  integrando música, literatura e animação 3D. Maurício Rech escreve, compõe, interpreta e toca todas as músicas, com  participação da esposa e dos seus 3 filhos em algumas faixas. Maurício e Carolina são autores de livros que trazem histórias do cotidiano infantil, ilustrando os conflitos do dia a dia familiar e facilitando a identificação por parte das crianças, da educação infantil ao terceiro ano do ensino fundamental.

Trata-se de um trabalho multifuncional elaborado para promover a estimulação neurossensorial das crianças com a pluralidade de linguagens que essa geração tem: pictórica (desenhos), musical (vocalização, oralidade, ritmo), sinestésica (movimentos e psicomotricidade com contato com bonecos e instrumentos musicais) e midiática (computador com vídeos em animação e projeção dos livros).

O projeto trabalha na sequência didática a recepção/emoção – recepção, sensibilidade, interação social e simbolização. A interatividade com as crianças torna o ambiente receptivo às questões afetivas trazidas pelas próprias crianças.  Desse modo, pode-se usar estes relatos como pano de fundo estimulando a prática da escuta pelas crianças e possibilitando que elas entrem mais rapidamente em contato com os outros, promovendo a socialização.

Com o movimento e a dança, através de um repertório rico e diversificado, a criança brinca com seu corpo e interioriza os ritmos de forma natural, desenvolvendo não só a musicalidade e o vínculo afetivo com quem está dançando com ela, mas também seu raciocínio espacial-temporal.

 

Além de explorarem, as crianças têm a oportunidade de acompanhar as canções com instrumentos musicais de percussão, vivenciando a pulsação e o senso rítmico, intensidade (tocar forte ou fraco), percepção ao estímulo sonoro e estimulando o desenvolvimento psicomotor da criança.

 

Ainda, o canto (linguagem musical) contribui para melhorar a articulação de diversos sons da fala.

Com isso, desenvolve-se a estimulação dos sentidos de visão, audição e tato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pocket Show

 

A partir da contação de história, musicada ao vivo concomitantemente com a projeção das ilustrações do livro, a apresentação estimula a atenção, a concentração e a percepção fono-auditiva. Trabalha-se também a leitura e a alfabetização com a identificação dos nomes dos personagens, suas cores e diferentes feições.

A leitura musicada da história ainda permite que se interaja com as crianças em voz alta, abordando conceitos de certo e errado, e reflexões do que as crianças poderão aprender com a situação narrada no livro associada a como elas se comportam em situações semelhantes. Esse diálogo constante com intenção de aprendizagem demanda flexibilidade nas intervenções, pois não é possível prever tudo o que as crianças podem falar, pensar e relacionar após serem estimuladas por perguntas.

 

A socialização dos conhecimentos com o grupo gera material muito rico a ser trabalhado e que pode ser aproveitado em atividades posteriores pelos educadores que acompanharem a apresentação.

 

 

Estímulos

 

Socialização (exteriorização de sentimentos e emoções);

Atenção e concentração;

Criatividade e imaginação;

Identificação de cores, letras do alfabeto e palavras;

Musicalidade (ritmos e mensagens);

Psicomotricidade (manipulação de instrumentos e dança);

 

 

Sinopses

 

Personagens

 

- MAURÍCIO é uma criança alegre e curiosa que adora música, brincar ao ar livre, praticar esportes e curtir os amigos, contando sempre com a companhia de sua parceira CAROL. Escreve o que pensa em forma de canções. É criativo e adora seus amigos IMAGINÁRIOS (Beto, Branca, Duda, Johnny e Oh), com os quais se diverte e se identifica de várias formas, transformando suas dúvidas e sentimentos em simpáticos personagens coloridos.

- MAURÍCIO, CAROL e OS IMAGINÁRIOS acreditam que a humanidade é uma grande família e o Planeta Terra a casa de todos. Eles cuidam da natureza e dos animais, respeitando a vida, pensamentos e sentimentos das pessoas, aceitando as diferenças e individualidades de cada um.

- Lema da turma: “VIVER COM AMOR, FALAR A VERDADE e SER UMA PESSOA MELHOR A CADA DIA”.

 

 

Músicas do CD e temáticas

 

01. VAMOS JOGAR BOLA (Rock): Esporte como meio de diversão para família, amigos, vizinhos e colegas.

02. MEU PÉ NÃO TEM CHULÉ (Reggae): Higiene pessoal de maneira divertida, repetindo rimas com a oxítona “é”.

03. A VAQUINHA E O PORQUINHO (Country Pop): Amizade com respeito às diferenças interindividuais e valorização das afinidades.

04. BOM DIA Ó LUZ DO MEU DIA (Valsa): Relação de afeto e carinho entre pais e filhos desde o despertar da manhã.

05. PARA CHUVA (Cluster): Frases imperativas e estímulo de brincadeiras ao ar livre com os amigos.

06. JOGO DE RIMAR (Xote/Baião): Explica e estimula a criação de rimas, valorizando a concentração e a atenção.

07. AMIGO IMAGINÁRIO (Pop Rock): Ressalta a relação de carinho e cumplicidade do mundo do amigo imaginário.

08. ALMA DE CRIANÇA (Pop dançante): Reflexão sobre a importância do amor, da verdade, da paz e da esperança.

 

 

Livro: “Vamos Jogar Bola?”

 

Escrito por Maurício Rech e Carolina Leães Rech, ilustra o cotidiano de Maurício e Carol antes de sair de casa para jogar bola no campinho. Maurício esquece de tomar café, ignorando sua mãe e a amiga Carol, passa mal no caminho, se dá conta de suas bobagens e retorna para casa para se alimentar. Resolvida a problemática, a história segue no clipe animado em 3D (projeção).

 

Clipe: Vamos Jogar Bola!

 

Animação (Render 3D) que ilustra em detalhes a partida de futebol de Maurício, Carol e seus amigos imaginários.

 

 

 

 

Autores

 

Mauricio Rech,

músico e compositor. Estudou violino dos 4 aos 14 anos com seu pai (violinista e professor da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA) e violão a partir dos 14 anos. Antes mesmo de se alfabetizar já compunha músicas que seu irmão mais velho transcrevia para ele. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais -Direito - pela PUCRS (2000), com Especialização em Gestão e Marketing pela ESPM (2005), desde abril de 2015 se dedica exclusivamente ao Projeto Maurício e os Imaginários.

 

Carolina Garcia Soares Leães Rech,

médica graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA (2000), Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Associação Médica Brasileira – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2003), Mestrado (2006) e Doutorado em Patologia pela UFCSPA (2009). Atualmente é Chefe do Serviço de Endocrinologia da Santa Casa de Porto Alegre - ISCMPA (desde 2010) e Professora da UFCSPA – Curso de Medicina (desde 2011), com maior atuação na subárea de Neuroendocrinologia, além de participar efetivamente do projeto Maurício e os Imaginários.

 Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/2467975503961392

Todos os Direitos reservados à MIM PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA.